terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Filmes, Séries e um anúncio chato

Ministério da Cultura


Quando um filme ou uma série me agrada gosto de contribuir e adquirir o mesmo em formato legal, mas há algo que começaram recentemente a colocar que que tira do sério.

Os cinemas têm antes do filme o anúncio "Você não roubaria um televisor, você não roubaria uma mala ... o download ilegal é crime" e agora os DVD's também o têm, antes de termos acesso aos conteúdos lá vem o bonito anúncio.

É só de mim, ou a ideia de ter um anúncio sobre pirataria no início dos DVD's é extremamente estúpida? Quem tenha o intuito de copiar nem sequer chega a ver essa parte, dado que é muito fácil só retirar o conteúdo "interessante" para posterior cópia; ou seja só os verdadeiros consumidores que gastaram o seu dinheiro para poder ter algo original é que vêm este aviso, mas se o estão a ver em algo original é um bocado inútil ter isso lá.

A mim esta situação irrita-me, compro algo original e sou obrigado a ver o maldito anúncio todas as vezes que meto o DVD no leitor, quase dá vontade a uma pessoa de deixar de apoiar os filmes e séries que realmente gosta e acha que merecem esse apoio.

Desde já deixo os meus "sinceros" agradecimentos ao Ministério da Cultura pela brilhante ideia do anúncio.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Inverno + Hospitais = Caos



Eis o regresso do inverno e com ele, além do frio, vêm também as longas filas de espera nos hospitais, com uma enchente de pessoas com sintomas de gripe.

Verdade seja dita estas situações são completamente evitáveis, tendo em conta que muitas da pessoas vão apenas com um nariz entupido ou com alguns espirros e desta forma encravam todo o débil sistema hospitalar provocando as tão faladas doze horas de fila de espera.

É certo que se deve evitar a auto-medicação, mas nestas situações a toma de um ben-u-ron ou de um ilvico (ou algo semelhante) e um pouco de descanso tratam do assunto; mas não, as pessoas e o sua pseudo-hipocondria e a "pequena" ajuda dos media (que tratam a vulgar gripe como se de uma doença terminal se tratasse) levam ao completo caos nos hospitais nesta altura, dificultando a vida a quem realmente precisa de atendimento médico.

E claro, no fim, e para evitar problemas, os médicos acabam sempre por receitar algo mais do que é necessário, e quem sai prejudicado é o doente.

Deviam existir mais médicos como o Dr. House.

edit:
Pequena correcção no português indicada por um amigo :P

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Lauchy


Para quem nunca sabe onde estão os atalhos, que deseja aceder às pastas sem ter de andar a navegar no explorador do windows ou conseguir ir à página desejada sem ter de abrir o browser e ter de procurar aquilo que quer, existe uma pequena ferramenta que permite num instante aceder a isto tudo e muito mais com uma simples combinação de teclas, essa ferramenta é o Launchy.

O Launchy permite ao utilizador deixar de utilizar os atalhos no ambiente de trabalho e mesmo o menu inicar; podem pensar que é algo desnecessário, que a maneira antiga serve bem, mas para quem usa o computador na maior parte do dia, tais tarefas ocorrem um sem número de vezes, o Launchy permite que acabe a monótona tarefa de procurar algo.

Launchy

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Miguxês


Quem nunca se cruzou na net com alguém cuja escrita possuía demasiadas palavras escritas de uma forma fonética infantil? Muitas vezes utilizada por jovens do sexo feminino, designadas por pitas.

Para mim é um tipo de escrita algo enervante, que não dá jeito nenhum para ler e não acridito que seja simples, pelo menos a pessoas com bom senso, escrever desta forma.

Tenho um amigo/colega cuja escrita se assemelha a miguxês e quantas vezes não fiquei a tentar perceber o que ele tinha escrito.

Existem três formas de escrita miguxês, Aracaica, Moderna e Neo; sendo a cada uma mais complicada a sua leitura.

Dizem que é a mesma forma de escrever SMS's mas eu não acho, esse tipo de escrita tenta reduzir caracteres de forma a poupar espaço sem perder significado, muito diferente de trocar letras de forma a tornar as palavras engraçadas.

Mais informações -> Miguxês - Wikipédia

E para não dizerem que o escritor deste blog descrimina pitas e idiotas, reescrevo o meu post em miguxês moderno, claro com auxílio desta página: MiGuXeiToR


-------------------------------------------


qm nunca c kruzo na net kom alguem kuja escrita possuia demasiadas palavras escritas d 1 forma fonetica infantiu??!?! mtas vezes utilizada por jovens du sexu femininu...disignadas por pitas......

p mim eh 1 tipu d escrita algu enervanti...ke naum dah jeitu nenhum p le i naum acriditu ke seja simples...pelu - a pessoas kom bom sensu...escreve dista forma......

tenhu 1 migu/kolega kuja escrita c assemelha a miguxes i qtas vezes naum fikei a tentah percebe u ke ele tinha escritu......

existi 3 formas d escrita miguxes...aracaica...moderna i neu; senu a kada 1 + komplicadeenha a sua leitura......

dizem ke eh a msm forma d escreve sms's mas eu naum axu...essi tipu d escrita tenta reduzi karacteres d forma a popah espassu sem perde significadeenhu...mtu diferenti d trocah letras d forma a tornah as palavras engrassadas......

+ informassoes -> Miguxês - Wikipédia

i p naum dizerem ke u escritor disti blog discrimina pitas i idiotas...reescrevu u meu post em miguxes modernu...klaru kom auxiliu dista pagina: MiGuXeiToR

Assaltos

Ultimamente tem ocorrido um agravamento de assaltos à porta do meu departamento, e este já não ocorrem só de noite, muitos dele acontecem à luz do dia, enquanto as pessoas se encontra nas aulas, mas muitas vezes ao ouvir/ler os "relatos" as pessoas acabam quase sempre por confessar que tinham algo à mostra no carro.

Nestas situações a ocasião faz o ladrão, mesmo que muitas vezes não seja algo de muito valor acaba por atrair a atenção e tentar alguém com piores intenções, terminando assim muitas vezes em furto.

Será que alguém se arrisca a assaltar um carro onde não haja a certeza da existência de material de valor? Duvido muito, só com um pequeno "convite" é que alguém fica tentado ao acto. E muitas vezes não é só deixar algo à vista, basta, por exemplo, à hora de almoço deixar o portátil na mala do carro para atrair atenções.

É certo que quem está errado são os assaltantes, mas muitas vítimas não fogem à culpa, deixando, por vezes, "convites" ao assalto.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Lua



Hoje a lua está na sua menor distância à terra dos últimos 15 anos, com um aumento no tamanho na ordem dos 13/14% e aumento de brilho de 30%.

Embora hajam estes aumentos, estes não serão fáceis de verificar a olho nú, mas aproveitem a oportunidade para ligar àquela pessoa especial.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Computador

Como já devo ter referido, sou estudante de Engenharia Informática, portanto o uso de computadores faz mais que parte do meu dia-a-dia, havendo dias em que passo mais de 12 horas em frente aos monitores.

Para o meu curso (trabalhos) uso um portátil, dado que facilita o transporte de uma estação de trabalho para uso quando e onde eu quiser, e também já que o meu departamento não fornece computadores para trabalho pós aulas.

Para lazer tenho montado em casa um sistema algo complexo (dependendo do grua de conhecimento), vou começar por falar do sistema de rede que possuo:
Para facilidade de ligação de novos dispositivos uso um router wireless Belkin, que tem ligado a ele o modem da Zon NetCabo, um Hub Usb que permite ligar diferentes discos externos para mais fácil acesso pelos computadores não tendo que os ter ao pé dos computadores, e um switch ao qual ligo os meus dois computadores de mesa para evitar as "baixas" velocidades da wireless.

Quanto aos computadores de mesa, tenho uma relíquia que está dedicada ao uso de software peer-to-peer, no meu caso utorrent, este computador tem ligado a ele um tft de 17''; o meu outro é uma máquina mais poderosa, que uso para visualização de séries, a esse tenho ligado dois monitores um de 19'' e um de 22'' widescreen, o último serve para a tal visualização de séries, o outro serve para a navegação no browser e msn (entre outras pequenas tarefas).

Uso depois um pequeno "truque" que me permite usar apenas um rato e teclado para os dois computadores, usando o synergy é como se tivesse um ambiente de trabalho único para os três monitores.

Uma outra vantagem de ter vários monitores é a não necessidade de ter que andar sempre a mudar de documentos tornando mais rápidas as tarefas.

Comigo os computadores sofrem uma penosa tarefa, normalmente ficando ligados à volta de 364 dias por ano, quase nunca sendo desligados, só para limpeza e upgrade.

Há dias em que penso se não estarei a ficar farto de passar tanto tempo no computador.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Natal


Natal, época de paz e amor, onde as famílias se reúnem e passam uma quadra festiva juntos.

Pelo menos é o que devia ser...

Não uma febre consumista, alimentada pelas grandes superfícies comerciais e pelas grandes marcas, que mudaram a quadra festiva de quinze dias para mais de dois meses.

Começa a irritar quando em inícios de Novembro tudo começa a ficar enfeitado e os corredores dos hipermercados cheios de brinquedos para atrair os mais pequenos, ainda me lembro quando era mais novo, quando o importante era estar em família e não a preocupação de arranjar presentes.

Mas o que mais me irrita são dois pequenos detalhes, o primeiro é a quantidade de gente que se acumula neste dias nos centros comerciais, apenas para "entrar" no espírito natalício, deixando outra pessoas, como eu, que necessitam mesmo de usufruir dos serviços oferecidos, à procura de um pequenos lugar para poder estacionar o carro, ou mesmo à espera numa fila para conseguir sair do estacionamento para finalmente ir para casa; a outra coisa que me irrita é a música de natal, elas até têm piada, mas após a centésima vez a ouvi-las tornam-se algo degradantes.

Eu já não "monto" a árvore de natal, além de ocupar espaço, só me relembra esta época de consumismo, tenho saudades da minha infância, com a família reunida à volta da lareira.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Vangelis


Voltei a ouvir Vangelis, mais propriamente o seu álbum de 2001 Mythodea, já não me lembrava o quão relaxante era a sua música e quão maravilhosas são as suas melodias.

"Evángelos Odysséas Papathanassíu, em grego Ευάγγελος Οδυσσέας Παπαθανασίου, e mais conhecido como Vangelis (Βαγγέλης) (Vólos, 29 de Março de 1943) é um músico grego de renome internacional nos estilos neo clássico, progressivo, música electrónica e ambiente."

É dos raros álbuns musicais que conseguem melhorar o meu estado de humor, deixando-me pronto para recomeçar qualquer tarefa aborrecida.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Blue


"I'm feeling blue"

Será do tempo ou da época natalícia?

Star Wars Force Unleashed - Wii

Finalmente consegui adquirir este jogo para a Wii e após o ter terminado ficam aqui as minhas opiniões sobre o jogo.

Situado temporalmente entre o episódio III e IV este jogo narra a história do aprendiz secreto de Darth Vader e a sua aventura pelos caminhos da Força.

Para já, o jogo é demasiado curto, terminei em apenas seis horas, a história podia estar mais elaborada já que é a que conta o nascimento da força rebelde que será futuramente liderada pelo jovem Luke Skywalker, além de que torna-se demasiado fácil passar o jogo, colocando o poder de choque na forma máxima quase todos morrem em pouco tempo de ataque, e ao morrer a nossa personagem apenas volta alguns momentos atrás, mantendo de resto todos os progressos.

Os gráfico são demasiado fracos mesmo para a Wii, podiam ter sido bem melhores e existem demasiados erros na animação das cenas.

O melhor de tudo ainda é a forma de jogar, juntando ao jogo a enorme potencialidade do Wiimote e do Nunchunk o jogador vê-se empunhado de um sabre de luz e capaz de usar os poderes da força com simples movimentos, são reconhecidos quatro movimentos do sabre de luz, isso aliado aos inúmeros poderes, tornam este jogo uma maravilha ao ser jogado, mesmo falhando em todos os outros pontos.

So há um ponto que ainda não testei, o modo multiplayer, estou a ver que vou ter de combinar uma jogatana cá em casa :P, e aí acredito que o jogo se torne num dos melhores que possuo.

E tu? Deixas-te tentar pelo lado negro da Força?

Cacofonia

Hoje a ver um dos sketchs dos famosos Gatos Fedorento no novo (que tá quase a terminar) programa "Zé Carlos" chamou-me a atenção do tom pejorativo que se pode aplicar a diferentes expressões que se usam no dia a dia, esse vício de linguagem tem o nome de cacofonia.

Este é o sketch em questão:




E aqui está a letra da música para quem quiser encontrar os diversos elementos cacofónicos

Uma mala é mais que um simples saco
E uma mala tua vale menos que uma minha
Entre a Russia lançar um míssil ou Cuba lançar
Eu prefiro quando Cuba lança
O Jaime não me tem tido em casa dele
Mas a Raquel tem-me tido
Nós partimos p braço, tu tens gesso e eu uma tala
Quem tem tala sou eu

Eu cá sou um ás no computador
E eu serei um dia rei aqui
Se um de nós tiver que matar uma barata
Eu prefiro que tu mates
Quero tanto beijar a boca dela
Mas a Raquel tem o queixo para aqui
A Alexandra Lencastre vai estar no reveillon da TVI
Quero vê-la fazer uma gala

Eu consegui encontrar oito deles (excluindo claro o do "nome" dos cantores), mas acredito que existam outros que não tenha conseguido descobrir.

A pergunta final é, afinal de quem é a culpa? De quem as diz? Ou de quem as percebe?

Ideias sobre Tudo


Hoje começo este blog onde irei colocar coisas que me despertem a atenção, desde notícias, a séries, referências a livros e a filmes.

Tentarei manter este blog o mais tema "free" mas a minha tendência informática vai fazê-lo muitas vezes pender para essa área.

Esta é só mais uma área de desabafo, onde principalmente vou escrever sem limitações por isso os posts não terão uma periocidade certa.

A todos os leitores, sintam-se livres para comentar.