terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Computador

Como já devo ter referido, sou estudante de Engenharia Informática, portanto o uso de computadores faz mais que parte do meu dia-a-dia, havendo dias em que passo mais de 12 horas em frente aos monitores.

Para o meu curso (trabalhos) uso um portátil, dado que facilita o transporte de uma estação de trabalho para uso quando e onde eu quiser, e também já que o meu departamento não fornece computadores para trabalho pós aulas.

Para lazer tenho montado em casa um sistema algo complexo (dependendo do grua de conhecimento), vou começar por falar do sistema de rede que possuo:
Para facilidade de ligação de novos dispositivos uso um router wireless Belkin, que tem ligado a ele o modem da Zon NetCabo, um Hub Usb que permite ligar diferentes discos externos para mais fácil acesso pelos computadores não tendo que os ter ao pé dos computadores, e um switch ao qual ligo os meus dois computadores de mesa para evitar as "baixas" velocidades da wireless.

Quanto aos computadores de mesa, tenho uma relíquia que está dedicada ao uso de software peer-to-peer, no meu caso utorrent, este computador tem ligado a ele um tft de 17''; o meu outro é uma máquina mais poderosa, que uso para visualização de séries, a esse tenho ligado dois monitores um de 19'' e um de 22'' widescreen, o último serve para a tal visualização de séries, o outro serve para a navegação no browser e msn (entre outras pequenas tarefas).

Uso depois um pequeno "truque" que me permite usar apenas um rato e teclado para os dois computadores, usando o synergy é como se tivesse um ambiente de trabalho único para os três monitores.

Uma outra vantagem de ter vários monitores é a não necessidade de ter que andar sempre a mudar de documentos tornando mais rápidas as tarefas.

Comigo os computadores sofrem uma penosa tarefa, normalmente ficando ligados à volta de 364 dias por ano, quase nunca sendo desligados, só para limpeza e upgrade.

Há dias em que penso se não estarei a ficar farto de passar tanto tempo no computador.

Nenhum comentário: