domingo, 22 de março de 2009

lolcat


Num post anterior falei sobre o miguxês, agora venho falar sobre uma linguagem criada na net e muitas vezes associada a gatos (já vão perceber mais à frente).

Para já o lolcat só existe para língua inglesa, já que é uma adaptação para termos mais sonoros e não escrito, tentar associar as palavras com os sons, modificando também no processo a estrutura da frase.

Existem várias designações para lolcat, como por exemplo lolspeak, kitteh ou kitty pidgin, este termo começou a circular a partir de 2005 desde que foi usado no famoso imageboard 4chan.

Exemplo:

CAN I HAVE A CHEESEBURGER?
para
I CAN HAS CHEEZBURGER?

Existe online uma ferramenta que fazer a "tradução" caso queiram experimentar: speak lolcat.

Se quiserem ver mais exemplo têm aqui este site (após visitarem irão perceber a primeira frase): I can has cheezburger.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Twitter


Bem, passado tanto tempo a ouvir falar no Twitter lá me rendi a esta ferramenta online que permite que os utilizadores criem mensagens para o seu grupo de amigos (ou como eles designam: Seguidores) e receber todas as mensagens de toda a gente que está a seguir.

Ao princípio não percebia a utilidade do Twitter e o porquê de ser um sucesso tão grande, mas no momento em que quase fui obrigado a arranjar uma conta apercebi-me da piada que esta ferramenta tem.

Com o Twitter podemos por online aquelas pequenas coisas que uma pessoa quer dizer mas que são demasiado insignificantes para incomodar alguém directamente, desta forma o Twitter dá voz a estas pequenas ideias que de outra forma não ganhariam uma forma mais concreta.

E para quem quer usar o Twitter sem ter de tar a abrir a página para ver actualizações existem alguns plugins para os browsers que permitem com um simples clique abrir uma janela que deixa ver os últimos Twitt's e responder ou criar um novo, um desses plugins (e o que eu uso) é o TwitterFox.

Página do Twitter

E para quem quiser Twittar comigo: DarkBelerofonte