quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dia das Mentiras

Mais um ano, mais um primeiro de Abril, dia de pregar algumas partidas aos nossos amigos.

Mas quando é que esta "tradição" começou?

A origem do dia das mentiras (April's Fool Day) é algo obscura, portanto partilho com vocês três teorias:

A primeira das teorias advém da entrada em vigor do Calendário Gregoriano, e de quando o Rei Carlos IX de França determinou que o início do ano era no dia 1 de Janeiro, mas todos os que se mantinham no calendário anterior (Juliano) continuavam a festejar o início do ano a 1 de Abril, sendo assim chamados por tolos (Fool's) pelos outros e eram alvo de partidas.

Na Irlanda no século XVI, no início da primavera as pessoas começavam a preparar-se para o combate a uma praga nos seus campos, as toupeiras, que destruíam os seus campos, levando as culturas à ruína; os que não se preparavam tornavam-se o alvo das toupeiras e eram designados por Tolos pelos outros que se precaveram, como os ataques começavam normalmente no mês de Abril estes passaram a ser chamados Tolos de Abril (April Fool).

Em muitas culturas pré-Cristãs o dia 1 de Maio era celebrado como o primeiro dia do verão e assinalava o início da época de semeio, um Tolo de Abril (April Foll) era alguém que o fazia prematuramente.

Em muitos países neste dia é comum os meios de comunicação colocarem no meio das notícias uma informação falsa para enganar os mais distraídos.

Um pequeno aparte, uma das teorias é falsa, deixo-vos tentar descobrir qual é ;).

Happy Fool's Day.

Nenhum comentário: